NOSSA HISTÓRIA

O Centro Espírita Luz e Verdade de Marília foi fundado no dia 08 de Setembro de 1936, sendo sua sede na residência do senhor Eloy Alves da Silva na Rua Mooca, 34, que atualmente chama-se Rua Almirante Tamandaré.

Neste dia em assembléia presidida pelo senhor Zoroastro Alves de Souza e secretariada pelo senhor Antonio Cunha, foi eleita por aclamação a chapa proposta pelo senhor José Moreira Junior, com a seguinte composição:

Presidente: Manoel Alves Sobrinho
Vice-Presidente: José Polon
1º. Secretario: Eloy Alves da Silva
2º. Secretario: Manoel Pereira
1º. Tesoureiro: João Polon
2º. Tesoureiro: Izabel Souza Nunes
Orador Oficial: Maria Nunes da Silva

Nesta primeira reunião foi aprovado o primeiro estatuto, que estabelece em seu artigo 1º. que o Centro tem por fim o estudo e a prática da Doutrina Espírita, que vai enfatizado no artigo 13º. Cuja redação diz: “Em todas as reuniões o Centro só aceitará a Doutrina Espírita tal qual a propagou Allan Kardec”.

O primeiro Regimento Interno foi elaborado no dia 28 de Setembro de 1936. Em Outubro de 1936 o Centro transferiu-se da residência do senhor Eloy para sua primeira sede social localizada à Rua Prudente de Moraes, 75, que foi inaugurada no dia 25, com a presença de aproximadamente 80 pessoas. A reunião foi presidida pelo senhor Manoel Alves Sobrinho e secretariada pelo senhor Romeu Maia Souto. Fizeram uso da palavra Manoel Augusto Miranda, Alfeu Cezar Pedroza, Lindolpho de Freitas Novaes, Zoroastro Alves de Souza, Christiano Nonnato e outros, sendo transcrito em ata os discursos dos dois primeiros.

Em 1939 transfere-se para sua sede própria e definitiva à Rua Quinze de Novembro, s/no., atualmente 1146. A sessão inaugural aconteceu no dia 05 de Janeiro e foi presidida pelo senhor Hygino Muzy Filho, estando presente à solenidade, o médico Dr. Antonio Pereira Manhães, pediu a palavra e lançou a idéia de fundação de um Hospital Espírita em Marília, cujo objetivo principal seria atender os doentes mentais da cidade e da região, que, quando violentos, aguardavam vagas em outras instituições, recolhidos à cadeia pública; o nome sugerido inicialmente seria Hospital Espírita Deus. Naquele mesmo ano, o Dr. Manhães contando com o auxílio dos médicos Dr. Domiciano de Castro Junior e Dr. José Bento Angelo Abatayguara, este último homeopata, deram inicio ao trabalho nos fundos do próprio Centro, e, em 18 de Julho de 1948 este sonho tornou-se realidade com a inauguração do Hospital Espírita de Marília como instituição independente.

O Centro espírita Luz e Verdade, desde sua fundação, mantém sua missão inalterada, estando registrado no Estatuto atual no artigo primeiro que: “o Centro tem por finalidade a propagação da Doutrina Espírita, nos moldes da codificação feita por Allan Kardec, constantes dos princípios básicos do Espiritismo, notadamente do Evangelho de Jesus Cristo, segundo a Doutrina dos Espíritos”.

2 respostas para “NOSSA HISTÓRIA”

  1. os frequentadores do centro devem usar máscaras?
    Pois tive em uma palestra e vi muita gente sem máscara, me parece que ainda existe determinação de uso de máscaras em ambientes fechados. Fiquei com medo de voltar, porque ainda estão em estado de pandemia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *