Espiritismo: ciência, filosofia ou religião?

Matéria divulgada na 3ª Edição da Revista Megga Marília, abaixo as questões respondidas pelo colaborador do Centro Espírita Luz e Verdade Francisco Carlos Leiva.

foto_revista_megga

1 – O que é o Espiritismo?

R: É uma doutrina que vem revelar a existência e a natureza do mundo espiritual e suas relações com o mundo material. Portanto, trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e suas relações com a vida material.

É ao mesmo tempo uma ciência de observação, pois consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos, e uma doutrina filosófica pois compreende as consequências morais que decorrem dessas relações.

 

2 – Quais seus principais fundamentos?

R: São cinco princípios básicos:

• Existência dos Espíritos e sua sobrevivência após a morte do corpo

• Reencarnação, que é o retorno da alma ou Espirito à vida em novo corpo

• Lei de causa e efeito pois colhemos hoje o que plantamos ontem

• Comunicação entre o mundo material e espiritual

• Evolução progressiva dos Espíritos

 

3 – Como o Espiritismo vê o bem e o mal na vida e após a vida?

R: Reconhece a existência de ambos na existência material e também na vida espiritual. Colhemos o que plantamos. Somos hoje o resultado de nossas ações de ontem e o que estamos fazendo hoje representará o nosso futuro, tanto para o bem como para o mal. O bem é a força maior em todos os tempos e o mal é decorrente das imperfeições humanas e, portanto, transitório pois diminuirá na medida que a humanidade de aperfeiçoar moralmente.

 

4 – Que relação há entre Espiritismo e caridade?

R: Toda a moral de Jesus se resume na caridade e na humildade que são virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Somente alcançaremos a paz e a harmonia que vivermos fraternalmente nos reconhecendo como irmãos, filhos do mesmo Pai.

 

5 – Como você vê o Espiritismo na atualidade no Brasil?

R: O último censo realizado pelo Ibge em 2.010, demonstra que o total de pessoas que se declaram espíritas é 3,8 milhões. É o terceiro maior grupo religioso do país e representa 2,02% da população brasileira. Segundo a mesma fonte de dados, os espíritas são, também, o segmento social que têm maior escolaridade (31,5% com nível superior completo) e localizam-se principalmente nas regiões Sudeste e Sul.

Nota-se que houve expressivo na última década Em relação ao censo realizado dois anos antes houve aumento de 0,7 pontos percentuais.

 

6 – Como você vê o Espiritismo na atualidade em Marília?

R: Existem 25 Centros Espíritas, Hospital Espírita de Marília, Associação Filantrópica, Casa do Caminho, Mansão Ismael, Colégio Dr. Bezerra de Menezes, Univem, mantemos localmente uma regional da USE-União das Sociedades Espíritas, que possue calendário para atividades durante todos os meses do na com palestrantres, seminários, encontros de jovens.

 

7 – Tem uma estimativa do número de espíritas em Marília?

R: Não temos essa estatística. Sabemos que a quantidade é expressiva pois existem atualmente 25 Centros Espíritas em Marília. Somente no Centro Espírita Luz e Verdade, frequentam 2.000 pessoas, semanalmente, as salas de estudo e palestras.

 

8 – Como você avalia o sucesso que filmes sobre o Espiritismo têm feito nos cinemas brasileiros?

R: A vida espiritual se apresenta em todos eles e naturalmente as pessoas se sentem atraídas por temas que envolvem a vida após a morte, sobre reencarnação, sobre a influência de Espíritos em nossas atividades diárias. Curioso destacar que esses temas estão presentes também em telenovelas e teatro.

 

9 – Fale um pouco sobre a importância da literatura Espírita.

R: Difícil precisar a quantidade de livros espíritas já editados, mas seguramente ultrapassam meio milhão de títulos. Os estudos nas Casas Espíritas são focados essencialmente nas obras do chamado pentateuco kardecista: O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, A Gênese e O Céus e o Inferno. Como leitura importante recomendamos as obras do autor espiritual André Luiz através do médium Chico Xavier. São 16 livros que compõem a série “Vivência no Mundo Espiritual”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *